Me
perguntaram se eu estava fazendo greve no blog. Nada disso, apenas dei um
tempo, antes de começar a dar palpite sobre esta nova fase do Santos,
pós-Neymar.
Acontecem
coisas importantes no Santos em duas áreas, no time e na administração, se é
que podemos separá-las.
O time abriu
suas portas para uma nova geração de meninos e está indo bem. A vitória de 2x0
sobre o CRAC na quarta-feira foi um batismo de fogo em jogo decisivo.
Claro, que
foi em uma decisão com peso relativo, contra um time fraco, desafio à altura da
meninada – e com rede de segurança. Sim, porque se o Santos fosse
desclassificado continuaria disputando campeonatos que dão acesso à
Libertadores, meta maior de todos os times do Continente.
Os meninos
demonstram seu talento, seu potencial e calaram a boca de uma corja de
torcedores urubulinos que pregavam que eles haviam sido escalados para perder,
usando esse argumento para lastrear sua obsessão paranóica, que é atacar,
atacar e atacar a diretoria. Vivem disso.
Sou crítico
da diretoria quando acho que devo.
Era contrário
à vinda de Bielsa e de Robinho, dois personagens que iriam se comportar como se
fossem mais importantes do que o próprio clube e acabariam mais conturbando do
que ajudando o time.
O tal do técnico Martino que pediu um tempo ao
Santos e agora aceitou a jato a proposta do Barcelona também deixa uma lição: é hora de
olharmos para dentro, para nossas próprias forças, para soluções tipo
Claudinei, que está funcionando muito bem, ao invés de procurar pseudo soluções
mirabolantes fora de casa.
Me parece
que esse conceito está sendo aplicado na reformulação administrativa pelo qual
passa o clube. Estão sendo reduzidos funções e custos, simplificando o desenho
da estrutura baseada em comitê de gestão, superintendência e gerências
profissionais. Na minha opinião, é uma estrutura complexa demais para um time
de futebol, mais adequada para uma empresa de capital aberto do que para um
clube de futebol. É algo que precisa ser revisto.
A
reformulação administrativa, que ainda precisa ser discutida e questionada pelo
Conselho Deliberativo, também está afetando a vida política do clube.
Interesses contrariados estão levando
grupos de associados a retirar seu apoio à atual administração, num processo de
fragmentação da frente política que vence as eleições desde 2009, com reflexos
no próximo pleito de 2014.
Enfim,
enquanto a remontagem do time e de seu comando técnico parece estar bem encaminhada, a administração está
em processo de redesenho, sob o comando eficiente e equilibrado do
vice-presidente Odílio Rodrigues em parceria com o presidente Luís Álvaro, que paulatinamente
se recupera de seus problemas de saúde.
Boa noite, Serrano.... Eu tbm penso igual a vc, as críticas devem ser feitas qdo necessário, bem ou mal, gostem ou não, com a atual adm, o Santos tem mais coisas positivas do que negativas, e criticar, por criticar, chegaremos, num paralelo, as mesmas circunstâncias das manifestações em meados de junho, qdo tinha gente atirando pra td lado, cobrando coisas bizarras que nada tinham a ver com o contexto....
ResponderExcluirNo começo, ficava irritado, achava que o Santos sofria de "caricite aguda", pq td qto era jogador "era caro demais" pro Santos.... Mas com o passar do tempo, entendi o conceito, e percebi que estão com razão, alguém precisa começar a mudar esse quadro, 700 mil pra técnico, apesar da imprensa baba-ovo, principalmente a paulistana, e ser vencedor, mas que vivia queimando a molecada, estragando todo o trabalho da base, 1 milhão pra jogador mercenário, sem vergonha e sem caráter, que fechou novo contrato pela metade dos valores pedidos ao Santos, o tal do "amor" que custa caro demais.....Claudinei, divulgaram, 20 mil/mês.... E vem fazendo o trabalho que o cara de 700 mil não tava sequer chegando perto, e tá dando certo !!! Imagine então se vierem os títulos e e etc.... Será mais um gol de placa do Santos e a criação de um modelo que muitos seguirão....Estamos no caminho certo.... Pra mim, ainda faltam pelo menos mais duas contratações, um meia e um outro centroavante.....Se não pra esse ano, mas pro ano que vem, e 2015, vejo com bons olhos a sequência desse trabalho e seus respectivos frutos.
Prezado Serrano
ResponderExcluirEu não sou mais membro da AMRS, por entender que essa associação deixou de ser representativa na vida política do Clube. Portanto, este comentário não tem qualquer intenção de defendê-la.
Dentro deste contexto, gostaria que, através de uma pauta futura, fosse possível entender melhor, itemizando-os, os "interesses contrariados" dos que não têm poder no Clube, comparando-os aos "interesses não contrariados" daqueles que ora exercem o poder.
Um abraço ... Walter Camargo
O que esperar de um time sem técnico, sem patrocinador master, sem jogadores que prestem ( tirando a molecada), diretoria ridícula e omissa que vai acabar queimando toda essa safra de bons jogadores, sem planejamento algum, sem contratação de peso... Quando eu vejo o Santos longe de um Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro alias vamos mais a fundo, longe de Botafogo, Curitiba, Ponte Preta sim Ponte Preta afinal de contas perdemos ontem para ela alias tomamos um baile, eu me pergunto: " O que esses times tem mais que o Santos??"... Bem vendemos bastante jogadores a pouco tempo, a marca Santos é mundialmente conhecida... e mesmo assim estamos atrás desses times em tudo... não da pra entender, alias dá sim é muitaaaaaaa incompetência e algo mais que eu prefiro nem dizer dessa medíocre e medonha diretoria do Santos. O Santos é o time mais assustado do mundo basta ver nas contratações se o jogador valer mil reais e um sacolão a diretoria já fica toda assustada e vem outro time contrata o jogador vem e joga muito no outro clube... E tem mais no dia 2 do próximo mês vamos pegar o Barcelona com esse time de Edu Dracena, Durval, Léo, Galhardo, Arouca, Wuilian José, junto com a molecada, meu Deus preparem os seus espíritos caros santista, pois voltaremos ser piada na boca dos rivais alias do Brasil todo, tudo por conta da ambição e falta de caráter de quem acomoda suas bundas em cadeiras confortáveis na vila belmiro, brinca com o dinheiro do Clube e caga e anda pra torcida do Santos... Cada vez mais eu to indignado com tudo isso e cada dia que passa eu tenho vergonha e pena desse presidente e sua corja de emprestáveis e sanguessugas... O Santos pode mais???? Será???
ResponderExcluirSerrano, o tecnico do Santos precisa ter coragem pra tirar o Leo,Dracena, Durval e Galhardo. Desses só o Galhardo mostra vontade. O Dracena e o Durval erram todos os jogos, perdemos dois pontos contra o Coritiba por conta de erros deles, perdemos para a ponte num dible de um jogador mediano em cima do Dracena, depois vem falar de reposição de bola?O Leo a temos, não consegue marcar ninguém. Por que o Santos contratou o Mena então, e o menino que jogou contra o São Paulo, comeu a bola e por jogar bem nem no banco fica. Absurdo! O Leo Citadine joga muito mais que o Montilo, mas o técnico do Santos tem que tem coragem de trocar esses caras, senão a casa cai.
ResponderExcluirSe fosse o Bielsa o time seria outro com certeza, esses caras já teriam saído. E os contratos desses meninos? Alguém já foi atrás pra renovar? O do Leo Citadine, e do Gustavo Henrique, o contrato deles vence em 2014, como fica? Ultimamente a Diretoria prioriza renovar contratos de velhos jogadores que não tem mais condição de jogar pelo Santos, um time de futebol vive do presente não do passado. O passado é contato com glórias, mas um time vive do presente. O Santos é o único time que não tem Patrocinador Master, meu Deus!!!! Onde vamos parar!!!