Santos FC

Santos FC

domingo, 2 de setembro de 2012

O SANTOS PAGA O PREÇO DA OUSADIA. O IMPORTANTE É APRENDER COM O MOMENTO E PLANEJAR PARA 2013


Tomamos um gol por falha do Rafael, ele deveria ter saído na bola que quicou na sua frente. O segundo foi puro azar, por conta do desvio no Bruno Peres.

Até gostei do empenho do time, mas falta entrosamento na frente, quando não jogam Neymar e Ganso.

 A derrota poderia ter sido evitada, mas é mais importante analisar a difícil quadra que o Santos está vivendo no momento.

Até para se ter clareza de como superá-la.

O Santos está pagando o preço da ousadia de sua diretoria.
Para começo da conversa é bom lembrar, relembrar, relembrar indefinidamente, que essa ousadia fez o Santos conquistar um tri-campeonato paulista,  desses verdadeiros, um atrás do outro, 2010, 2011, 2012, que estariam sendo cantado em prosa e verso se tivesse ganho por qualquer um do Trio de Lata paulistano.

Fez o Santos conquistar uma inédita Copa do Brasil.

Fez o Santos conquistar o seu terceiro título da Libertadores da América.

SÃO TRÊS, não um, um apenas, que faz esse time da marginal do Tietê ser endeusado pela imprensa.

Posto isto, a ousadia que nos levou a todas essas conquistas, em apenas dois e meio, que se materializou na manutenção de Neymar e Ganso no Santos, E NO FUTEBOL BRASILEIRO, está enfrentando seu momento mais difícil.

Neymar, o grande ídolo do Santos e do FUTEBOL BRASILEIRO, PEÇA FUNDAMENTAL NO ESCRETE CANARINHO, desfalca o alvi-negro da Vila Belmiro em momentos cruciais das competições que disputamos.



Ao manter o melhor jogador do país em nossas fronteiras, ao contrário de outras pseudo-potências clubísticas, como o Internacional e o São Paulo, o Santos é punido, ao invés de ser apoiado. Sugam o nosso jogador e enfraquecem o Santos. Como está acontecendo agora.

E que dizer do caso Ganso, hoje indecentemente aliciado pelo São Paulo? Na primeira graninha que pintou à sua frente, o São Paulo vendeu o Lucas para a França. É assim que essa pseudo-potência paulistana colabora com o futebol brasileiro.

Não pensam que o campeonato brasileiro ganharia enorme projeção e passaria a ser uma competição acompanha pelo mundo todo, se os craques nacionais ficassem por aqui e protaganizassem grandes partidas, com técnica apurada e estádios lotados. Uma competição em que todos os clubes ganhariam mais e os jogadores também, com a vantagem de estarem em sua casa, em seu ambiente, com todas as suas famílias.

O São Paulo prefere se associar malandramente a um grupo de “empresários” que só pensam em faturar em cima do futebol, como o DIS, que em nada contribuem para sua evolução técnica, e mercenariamente tentam destruir o que outro clube tenta construir – triste papel.

É fato que a falta de domínio e clareza de Ganso sobre o seu próprio projeto de carreira – que poderia correr próxima à de Neymar – colaboram, e muito, para a queda de braço que o envolve no momento. Já escrevi aqui que ao se deixar influenciar pelos empresários Ganso já deixou de ganhar muito dinheiro no Santos, apesar de todas as suas frequentes contusões.

Esse é o clima que cerca a Vila Belmiro hoje, impondo obstáculos ao time que vão muito além das performances dos adversários em campo.

Manter esses dois craques no time, que transformam o Santos em uma das equipes mais talentosas do mundo, exige e exigiu um esforço hercúleo da direção do clube, mais hercúleo ainda por ser um tour de force solitário, contra tudo e contra todos.

Não esqueci as críticas que andei fazendo aqui neste blog em função das últimas apresentações do Santos no Brasileiro e até na Recopa. As más performances são resultado desse clima.

Concentrado no tour de force em torno de Neymar e Ganso, o Comitê de Gestão comandado por Laor não teve fôlego para reforçar o time para jogar sem os dois craques, providencia que deveria ter sido tomada a partir do início de 2012, logo depois do nosso tombo no Japão.

Repetirei aqui o que disse na última reunião do Conselho Deliberativo do Santos, no último dia 27 de agosto, convocada por um grupo oposicionista que tentou tirar partido da situação:

“Em conversa com um membro do Comitê de Gestão, ele me disse: Serrano, quando olho para trás e vejo tudo o que fizemos pelo Santos, eu me espanto. Mas me espanto, mais ainda, quando olho pare frente e vejo tudo que ainda precisa ser feito, que é muito, muito mesmo”.

Em seguida eu disse “que apoiava tudo o que foi feito pelo atual Comitê de Gestão em favor do Santos e apoiarei tudo o for feito daqui para a frente”.

Sim, porque há um enorme desrespeito ao trabalho sério de Laor e Cia. entre os adversários (poderia ser diferente? Está aí o São Paulo para demonstrar isso), em boa parte da mídia, jovem e colonizada pelos euros do futebol europeu, e também entre santistas, que certamente vibraram e muito quando ganhamos a terceira estrela da Libertadores da América.

O importante é o Santos aprender com este difícil momento que se segue a tantas glórias e conquistas e se preparar para entrar em 2013 com um time capaz de conquistar todas as competições que disputar.

Vamos lá, 

SAAAAANNNNNNNTTTTOOOOOOSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

  1. Serrano so queria acrescentar uma coisa, na minha opinião o Sr Muricy Ramalho é um treinador mediano, tem mais nome do que competencia, não conseguiu até hoje dar um padrão ao time.

    ResponderExcluir
  2. voces tem que ter a coragem de pedir a cabeça do inutil treinador, diretoria incompetente se esconde atras dum tecnico renomado... um cara que não gosta de jogadores verdes da base, mas aceita jogadores muito podres de qualquer lugar... vamos para a segunda divisão... e voces mandam dar brioches para o povo, marias antonietas... vao acabar perdendo a cabeça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Paulo, eu fiz um blog para os amigos e escrevi justamente isso, por mais que eu queira aceitar, não consigo ver nada nesse Muricy Ramalho, técnico comum, briguento, na minha opinião foi o principal culpado da campanha ridícula no mundial, sem comando, e aprovando contratações inúteis. Não dá atenção aos meninos da vila, temos um zagueiro muito bom na base, mas preferi o Durval,e o medíocre do David Brás. Abs Almir

      Excluir
  3. Serrano...estamos rumo a 2 divisão!! fiquem brincando e vai ver só, pensa que o campeonato brasileiro é brincadeira, que pena que ainda não tenho influencia efetiva nesse clube, quanto desmando, quantas pessoas ruins de negócio, ah meu Deus!!

    ResponderExcluir
  4. Serrano eu gostaria de participar de uma reunião do conselho deliberativo, é aberto ao público??? quando acontece!! abs Almir

    ResponderExcluir
  5. qual destes inuteis foi indicação do muricy ? qual contratação que nao foi feita e era viavel ? vemos um tecnico totalmente desmotivado, sem interesse no brasileiro, fazendo qualquer coisa com o beneplacito da diretoria ... bill faria seus golzinhos se o time não fosse tao inefetivo e lento...temos as contrataçoes do audax, acho que foram duas... empresarios. se fosse começar do zero que tal aranha, lateral não sei se esse bruno e tudo isso, o zagueiro da base mais o durval por falta de opção ou ate o bruno no par ou impar com o durval, magrao de lateral esquerdo, adriano arouca ou leandrinho com bernardo , felipe anderson ou patito já que ganso já é bambi, so falta assinar o contrato, neymar ou victor quando este estiver na seleção que é o time principal do neymar com andre ou um dos postes como mirales ou bill... é isso ai que temos de melhor. juan banco . e manter o time e o esquema tatico, treinamentos em dois tempos. não esperar o jogo acabar para fazer trocas, motivar os reservas, tudo o que o muricy nao faz. elano, ibson e borges não foram embora a toa... gostaria que eles falassem o que ocorria na vila, não estavam em boa fase, mas é esquisito tanto jogador querer sair da vila para ser feliz...

    ResponderExcluir