O péssimo
humor com que fiquei depois da derrota vergonhosa por 3x0 contra o Náutico, foi
aliviado pela série “News Room”, que assisti na HBO.
Foi o
primeiro capítulo da primeira temporada, de uma série que mostra os desafios de
uma equipe de jornalistas de TV para fazer um jornalismo sério, de conteúdo,
que debata questões importantes e não um programa noticioso que gere audiência
a qualquer custo, sem incomodar ninguém e publicitariamente rentável.
Me
emocionou, recomendo a série.
Em seguida,
assisti a um programa na Globo News, comandado pela competente Ilze Scamparini, sobre os escândalos do
Vaticano e a quem interessa a briga pelo poder que está sendo travada dentro
dos muros da Santa Sé.
Só depois me
animei a escrever este post.
Encontrei em
um dos grupos de discussão sobre o Santos, a seguinte frase sobre a atual crise
enfrentada pelo clube. Refere-se ao comportamento da diretoria:
“Soberba,
falha gritante no planejamento e politica orientada para o financeiro, é o que
"enxergo" neste momento de escuridão.”
O autor
conhece bem a vida do Santos.
Concordo em
gênero, número e grau.
O sucesso
obtido com a conquista de títulos importantíssimos nestes dois anos e meio e os
merecidos aplausos ganhos pela manutenção do gênio Neymar no time obscureceram
a percepção das carências básicas e importantes da equipe como um todo.
A
prevalência excessiva da preocupação financeira na condução do clube e a falta
de intimidade com mundo do futebol nos levaram à atual crise.
Lembro
perfeitamente dos dirigentes dizendo, no começo deste ano, que o elenco do
Santos era bom e por isso o clube não estava
contratando. Deu no que está dando.
Já escrevi
isso sob outras formas nos meus últimos posts. Mas nunca é demais repetir para
ver se algo acontece.
Há algum
tempo eu achava que a presença dos executivos no Comitê de Gestão – são quatro –
geravam confiabilidade para investidores
e empresas de publicidade e marketing,
resultando em garantia de investimentos no clube e, portanto, de montagem de
times fortes.
Enganei-me.
Isso serviu, talvez, para atrair investidores no Neymar e, certamente, o
talento do menino foi mais importante do que o dos executivos.
O Comitê de
Gestão precisa, isso sim, de gente que entenda de futebol, urgentemente, e de menos executivos financeiros.
Parei para
pensar, antes de escrever o que segue:
Será que uma gestão exercida por uma diretoria, com expediente diário no clube,
não é mais eficiente do que um Conselho de Gestão que se reúne uma vez por
semana, às quarta-feiras?
Será que
esse modelo, voltado para atender a princípios de governança corporativa e a criação
de um fundo, que por enquanto não passa de uma sonho de uma noite de verão, é o
melhor para o clube?

Penso que a arrogância, a soberba e a falta de visão são decorrentes desde a preparação em pleno campeonato brasileiro do ano passado para o mundial, e nesse ano piorou demais, as conquistas, principalmente da Libertadores após a era Pelé deu a atual diretoria do Santos ares de Deuses, de gênios do futebol onde td com eles seria possível... Os erros são gritantes, e com certeza, desde a oficialização desse Conselho Gestor, o Santos não se encontra, não acerta um passo, mas tenho para comigo que não se pode e nem deve pelo polpudo salário inclusive, isentar o maior técnico do Brasil, que em 1 e pouco de Santos, até hj, com Neymar, sem Neymar, com Ganso, sem Ganso, com time reserva ou time titular, não consegue impor ao time um estilo de jogo.. Hj fomos presas facéis do poderoso Náutico, que com certeza lutará pelo título... Deus me livre.. Ao menos, o torcedor de coração do Timbu deve ter gostado.
ResponderExcluirAcho bastante pertinente a questão, Serrano. Você certamente conhece essa gestão melhor que eu e vê mais do que eu estes assuntos internos. Meu receio é o de eventualmente condenarmos um modelo em função da má execução. Nesse caso, não vejo diferença entre presença diária, reunião semanal ou mensal.
ResponderExcluirTenho umas perguntas que de tão simples me causam até constrangimento, mas:
a superintendência de futebol tem autonomia? tem orçamento? Se não, pra que existir?
quais são mesmo as atribuições da gerência de futebol?
alguém mais está preocupado com o clube ter de pagar para jogar na Vila como venho mostrando frequentemente no meu blog?
O Comitê de Gestão foi o responsável por idealizar/organizar as comemorações do centenário?
Enfim, haveria outras igualmente simplórias e que me sugerem pensar que eu é que tenho limites sérios de visão.
Um ou dois gols contra o Corinthians nos dariam hoje uma outra situação e o modelo seria o mesmo, então tenho medo de me precipitar, mas que há algo de muito errado, seja no modelo de gestão, seja em sua execução, isso há...
Olá Serrano,
ResponderExcluirConcordo contigo e vou um pouco mais, ha uma contradição no atual modelo de gestão do Santos.
A gestão do Santos possui uma visão exclusivamente financista que está diretamente ligada à manutenção de um fluxo de caixa positivo e, é justamente e apenas esse foco que está prejudicando nosso Peixe desde o ano passado.
E é essa visão financista que pode detonar o fluxo de caixa, afinal para mantermos e/ou conquistarmos patrocinadores e angariarmos novos torcedores precisamos estar sempre nas cabeças e, para tal precisamos de um time competitivo.
Os prejuízos dessa política está evidente, no curto prazo o time apanha em campo, no médio prazo luta pra sair da zona do rebaixamento, no longo prazo deixa de disputar a Libertadores.
Não é apenas o caixa que faz um time crescer, mas é sua capacidade de renovação competitiva que permite realmente disputar títulos e, consequentemente colher frutos de patrocínios e cotas de TV.
O futebol do Santos de hoje é reflexo desse pensamento mínimo na gestão de futebol.
Maio exemplo disso é Bill que, na saída do gramado disse que o Santos tem que brigar pra não cair.
É sempre bom questionar. O problema, no momento, parece ser a soberba que assoberba a gestão atual, que não parece querer ouvir nada que não seja elogios...
ResponderExcluirperfeita a avaliação.
ExcluirSerrano,
ResponderExcluirSou a favor da Diretoria mas acho que temos que mudar muitas coisas. Neste momento, precisamos de união. Todos sempre aplaudiram o Laor e agora na primeira crise da gestão lhe dão as costas. Concordo com você quando citou que não há ninguem mais Santista do que ele. A diretoria tem que se unir, pois é na crise que identificamos aqueles que realmente caminham ao nosso lado. Santos FC onde e como ele estiver.
Finaflor, vc vai me desculpar, mas não só você, mas a grande massa santista sempre esteve ao lado do Laor. Isso não significa baixar a cabeça pra uma crise que só enfrentamos na época do Samir. No momento de maior crise que vivemos o presidente desaparece, não dá mais entrevistas, nem satisfação ao torcedor, e quer apoio? Nada disso, a recíproca tem que ser igual. Todos gostamos do Laor, e fizemos vistas grossas pra suas fanfarronices, afinal o time ganhava.Agora, que somos motivo de riso para outras clubes no quesito contratação, ele desaparece.Não tem desculpa.Quem não consegue contratar o Rafael Moura no cenário do futebol é juvenil.E tem que pagar pedágio...
ExcluirSerrano, escrevi hoje no meu facebook da vergonha que estes diretores estão nos condenando. E parece que a arrogancia e a soberba são consenso, todos notam isso. Onde se escondeu aquele presidente fanfarrão e dado às luzes da notícia, só superado por Neymar.Quem Odilio, que agora se põe a frente do Santos, como biombo de um embuste que nós santistas acreditamos tanto e defendemos. E agora, só nos resta a sina de aguardar a segunda divisão e aqui cabe também uma crítica a Muricy, muito cordato pro meu gosto. Que decepção pros santista, hein LAOR. Fosse eu você, pegava o chapéu e deixava o espaço pra um santista de culhão, capaz de devolver nosso orgulho. Estou profundamente decepcionado e isso não tem dinheiro que pague.
ResponderExcluirOlá Serrano. Muito bom este post. E acho que a resposta para sua pergunta já é conhecida!
ResponderExcluirabs
Serrano gostaria de fazer uma pergunta, acho que pertinente no momento, Qual foi a perda de pagantes do Sócio Rei nos últimos dois meses ? Falo isto porque no meu rol de amigos, somos 5 que pararam juntos de pagar, e não voltaremos enquanto o Bufão for presidente, obrigado pelo espaço, abraços santistas
ResponderExcluirLamentavél essa diretoria, estamos a beira do abismo e nada acontece,perdemos André, Alan Patrick, Wesley, Danilo, Alex Sandro, recentemente Elano, Borges, Alan Kardec( esse tudo bem estava emprestado e não dava pra comprar mesmo), liberamos o Ibson. tomamos prejuizos enormes com Keirison, Renteria. Perdemos o Martines para o corinthians e não conseguimos trazer o Rafael Moura.Não se consegue resolver o problema com Ganso.É muita incompetencia,poxa se não sabem fazer contrate quem o faça, mas por favor só sabem de finanças e marketing e o futebol onde fica.Onde foi parar o dinheiro das conquistas, já não conseguimos contratar ninguem,investidores estão correndo do Santos, pq seu Laor só sabe achar que ele é inteligente e o resto é resto. Vamos acordar logo, senão iremos para a 2ºdivisão. Sabado estarei no Pacaembu para apoiar,mas ta complicado demais.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvocês todos são santistas mesmo ??? Se quiserem colocar o teixeira aí de volta para ver a vila penhorada em troca de jogadores como Val Baiano, Galvão, entre tantos outros pernetas que ele bancou a contratação, fiquem a vontade, a Eleição jajá estará aí. O time está passando por uma pequena instabilidade. Que estrategista poderia imaginar tanta gente no DM ? Foi uma fatalidade, um ou dois, normal, três, quatro, nossa!!! mas 12 ? Temos um time inteiro no DM e o Gênio com a Seleção o que vocês querem ? Estão parecendo todos Corintianos, que ficam cegos quando analisam futebol. Poderia ter contratado o time do real madrid inteiro, se 12 deles tivessem machucados estaríamos na mesma situação que estamos dependendo do Felipe Anderson pra armar jogo. Calma pessoal, tenham fée, O Santos ainda vai dar muita alegria pra gente este ano.
ResponderExcluirRicardo Galvão, pelo visto você deve fazer parte desta Diretoria, não conseguir enxergar as lambanças das contrataçoes as trocas e a falta de planejamento e demais. Todas essas contrataçoes realizadas por essa Diretoria foi um engodo, a final são tantas burradas que estamos a beira do precipicio, e tudo começou já no ano passado na disputa da Libertadores, quando jogamos a competição inteira sem um atacante de oficio, dependendo do esforço do nosso grandioso Zé Love, passado o susto brincamos com o Brasileiro 2011 aonde deveriamos ter reforçado o elenco para a disputa do Mundial, contra o poderoso Barcelona, pois bem, não precisa recordar oquê aconteceu, tomamos um chocolate vergonhoso, mas mesmo assim voltamos com o discurso da lição tomada, o Laor aproveitou para tirar uma ferias e deixou o comando na mão não sei de quem, o planejamento mais uma vez não existiu, fomos iludido com um mediocre campeonato Paulista e depois veio a triste realidade, fomos desclassificados da Libertadores e no Brasileiro já visitamos algumas vezes a zona de rebaixamento, ao que tudo indica o Sr. Laor e a sua equipe formada na bolsa de valores vão conseguir oque o MT não conseguiu, levar o time para 2 segunda divisão. Agora quando criticamos a condução do Clube somos chamados de não Santistas, eles querem que ficamos como os Judeus aguardando pacientemente serem mortos na camera de gaz pela durma do bigodinho alemão.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO Serrano, colocou muito bem que o foco financista hoje adotado pela diretoria do Santos tem nos "cegado" para outras questões e fronteiras, porém houve pecados capitais de planejamento ao longo do ano, haja vista a debanda de jogadores importantes com campeonato em andamento, casos: de Borges e Elano, que até poderiam não estar rendendo o que se espera, porém efetuar uma troca por jogadores pífios como Miralles e Bill é simplesmente brincar com a tolerância e inteligência dos torcedores, pois não é apenas trocar seis por meia-dúzia mas sim, seis por ...? . O desencadeamento das negociações fracassadas casos: (Martinez, Cabral, Romarinho) acontecida nos últimos meses, deixa claro na minha opinião que vai de encontro a soberba/incompetência da diretoria que apoia-se em Neymar, para atrair outros jogadores, mas isso é muito pouco pois como diria aquele velho ditado uma andorinha só não faz verão. Já ouvi diversas criticas diretas e indiretas ao Sr. Faro, que além de não ser santista é um péssimo executivo e/ou negociador, portanto fica evidente que o Laor está muito mal assessorado e pior omisso nesse momento de dificuldade atravessada pelo Santos F.C, onde o maior culpado é o próprio clube por sua ingerência.
ResponderExcluirMeu caro,
ResponderExcluirA principal prova da incompetência do presidente atual do Santos é a renovação do contrato de Muricy Ramalho.
Muricy é um indivíduo totalmente despreparado. Nunca fez curso de técnico ou de preparador físico, nada sabe sobre variações táticas, esquemas, posicionamentos, por isso suas únicas opções de jogadas são o chutão prá frente e o chuveirinho.
Além de carecer de conhecimentos específicos, Murici tem baixo nível cultural, baixa escolaridade e baixíssimo QI.
Com relação a conhecimentos necessários ao exercício de função de chefia, duas frases de Murici Ramalho exemplificam bem sua total ignorância.
1) Sobre planejamento: "Não tem essa de planejamento. Se a gente ganha, tudo bem; se perde os caras te mandam embora".
2) Sobre Motivação: "Os caras jogam no Santos, recebem em dia e ainda precisam de motivação?"
Infelizmente, no futebol é possível entregar estrutura centenária e marca de centenas milhões de dólares nas mãos de um fanfarrão, que delega o comando a um indivíduo semi-analfabeto, incapaz de conseguir uma nota três no exame do ENEM.
Fosse o Santos F. C. uma fábrica de bicicletas e nem Luís Álvaro teria competência para ser o administrador nem Muricy seria contratado para encarregado de produção, até porque seria reprovado no exame psicotécnico.
NOTA: Não sou partidário nem simpatizante do Marcelo Teixeira e não ficaria feliz com seu retorno ao comando do Santos. Infelizmente o atual presidente tem se mostrado de incompetência, alopramento e irresponsabilidade à toda prova.
Rapaz, você é bem competente para fazer críticas a um técnico tão campeão quanto o Muricy. Nem vou falar do Luis Álvaro porque não tem graça. Para você falar do Muricy já é bom demais.
ExcluirSeu perfil mostra bem sua capacidade para chamar alguém de "semi-analfabeto, incapaz e conseguir uma nota três no exame do ENEM".
Vejamos seus "Interesses: Dinheiro, poder, mulher e bicho de pé. Dinheiro que é pra poder pegar mulher e bicho de pé, se não, de que adianta poder pegar mulher?"
E o que dizer de seus "Filmes favoritos: Piratas. Não os do Caribe; mas qualquer filme pirata, destes de quatro por dez reais."
Além de fazer apologia ao crime de pirataria e portanto ao crime organizado, seus comentários - todos - destilam arrogância tamanha que perde qualquer credibilidade.
O interessante é que vim aqui hoje para excluir meus comentários, posto que cheguei à conclusão de este não é um blog de torcedor; mas de pessoas que gravitam em torno do Santos Futebol Clube. Entretanto, para não lhe deixar sem resposta, digo-lhe:
ExcluirVocê se refere à um blog basicamente de humor. Tudo que ali está tem caráter satírico, infelizmente, muito além da sua capacidade de compreensão. Sinto muito, mas não me culpe por isso.
Para seu esclarecimento, informo que analfabetismo não é xingamento é grau de escolaridade. E, quem se sentir ofendido por ser chamado de analfabeto que procure uma escola.
A propósito: Pelo nível simplório do seu texto, percebe-se que não concluiu o ensino básico. Se o fez, maldito seja o descaso com o ensino no Brasil! Por gentileza, não me culpe, também, por isto.
Creio que ainda nos afundaremos mais (até o jogo do corinthians infelizmente) para depois as coisas começarem a melhorar com o Patito e Neymar fazendo a diferença. Com o Ganso já não conto mais. ACho que o Miralles tem que ser titular (até para justificar sua troca pelo Elano que achie mal feita demais). Aliás, a grana que o Santos perdeu com a política de contratações e 'vendas' de baciadas foi o maior ato de lesa-Santos que já vi. Perdemos milhões de Euros. É aí que vem nossa falta de dinheiro. Jogamos fora. Nem vou citar qualquer um vê que perdemos de 10 a 20 milhões de euros com commpras erradas e liberações desastradas. E o Laor ainda fala de só gastar o que ganha. Se gastasse certo já teríamos o Robinho em definitivo. Resumindo, ferraram com nosso centenário. O time realmente não tem padrão. Laor, em primeiro, e Muricy em segundo são os responsáveis por nosso momento. Os dois precisam de uns 5 litros de chá de humildade e lembrar que lucro vem antes de trabalho só no dicionário mesmo. Abs.
ResponderExcluirA diretoria está fazendo um trabalho até então brilhante no meu ponto de vista. Agora como empresário acredito que todo negócio precisa ser olhado de fora para dentro, neste ano o que faltou foi isso, olhar o Santos F.C. de fora para dentro, ouvir e depurar críticas, aceitar conselhos e colocar os pés no chão, acredito que o otimismo incontrolável de que o time conquistaria novamente a Libertadores desse ano foi que atrapalhou a natural renovação de um time vencedor (estratégia que o rival Corinthians utilizou). Ainda há tempo, precisamos apagar o incêndio e começar a pensar em 2013.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ exatamente esse o problema. Não é na gestão administrativa do clube, nisso estamos muito bem. O problema está em quem contrata, quem comanda o departamento de futebol, além dos 'parceiros' que deram para trás no tal fundo de investimento. Esse zé povinho que é fraco e não sabe trabalhar com futebol, contrataçoes de péssima qualidade técnica, negociaçoes feitas de maneira errada e as vezes arrogante (como no caso do Martinez) e afins. Esses intermediários são muito incompetentes e por isso deveriam ser demitidos. Nei pandolfo, Felipe Faro e todos esses caras que não manjam nada de bola mas que ganham salários maiores do que de alguns jogadores como o Adriano.
ResponderExcluirO Santos precisa de uma limpeza geral, os incompetentes precisam sair logo para que o planejamento de 2012 não seja essa vergonha em pleno centenário. E os mentirosos que prometeram os 40 milhões também deveriam se afastar do Santos. Pessoas sem credibilidade não podem ficar rondando nosso amado clube.
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluirerrata
ResponderExcluir* Planejamento de 2013, pois 2012 já foi. Ano perdido. Cansamos de disputar um Brasileirão apenas para figurar ou fugir de rebaixamento.
Bom,fora tudo isso falado pelos amigos santistas,não podemos esquecer dos uniformes da nike,que não tem em lugar algum!!
ResponderExcluirApenas na netshoes e nada mais que as camisas branca e azul,e uma polo preta e uma de treino...
Estou falando isso,porque todos estamos revoltados com o time que esquecemos de cobrar dos uniformes!!!
SANTOS SEMPRE SANTOS