Santos FC

Santos FC

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESTÁ NA HORA DE INVESTIR NO ELENCO OU NÃO ADIANTA MANTER NEYMAR



Até gosto do Durval, mas objetivamente ele falhou em dois gols do Barcelona no Japão e ontem, desatentamente, no gol de empate do Corinthians. Deixou o Danilo sozinho atrás dele.

Sua falha desequilibrou o Santos que tinha o jogo na mão no primeiro tempo e conseguira o mais difícil, fazer um primeiro gol, que colocava o jogo em pé de igualdade para os dois times.

Aí acabou a tranquilidade com que o Santos estava jogando. .

Primeiro, o time, abalado, ficou nervoso, com o passar do tempo acalmou um pouco, mas com o relógio caminhando, aumentando a pressão, não conseguiu construir  mais nada.

Arouca errava passes inacreditáveis, Juan não produziu nada, Borges jogou pedrinhas, Kardec corria de um lado para outro.

Ganso sumiu em campo.

E Neymar? Prometeu ir pro pau, mas deu pau, como se diz na linguagem dos informáticos. Definitivamente, Neymar não consegue fazer a diferença quando está bem marcado.


                                               Neymar não tem um time tecnicamente à sua altura

Mas aí vale uma observação que Tostão fez hoje em sua coluna Folha de S. Paulo: Neymar não tem um time tecnicamente à sua altura. Messi é um gênio, mas joga em um time que o deixa inúmeras vezes na boca do gol.

Nosso craque não tem esse suporte. Em jogo contra defesa fechada com vários marcadores em cima dele, não tem com quem jogar, no estilo toca e corre na frente para receber. Só Ganso não é suficiente e às vezes ele também está marcado. Aí o nosso craque resolve tentar tudo sozinho e não consegue.

As debilidades do time ficam mais evidentes quando técnico tem que lançar mão de dois veteranos como Elano e Léo para tentar resolver o jogo. Pior, quando tem que substituir Borges pelo novato Dimba.

Esse retrato é um flagrante das carências do time e do elenco do Santos hoje.

E está na hora de enfrentá-las.

O presidente Laor costuma dizer que ele é o “desenvolvimentista” do Comitê de Gestão do Santos, ou seja aquele que acredita que investir em jogador, mesmo criando uma dívida temporária, fortalece o time que obtém vitórias o que gera recursos que pagam a dívida. 

Mas há os “fiscalistas”, com alma de empresários, que apostam que o orçamento deve estar equilibrado, o que leva à falta de recursos para investir. Na gestão anterior de Laor houve, no grupo decisor, quem defendesse a venda de Neymar para fazer caixa.

Esse impasse entre “desenvolvimentismo” e “equilíbrio fiscal” precisa ser quebrado momentaneamente a favor do fortalecimento do time e do elenco.

Senão, de nada adianta segurar Neymar e Ganso, pois eles sozinhos não fazem verão.

Temos agora que correr atrás no Campeonato Brasileiro. Conquistá-lo é fundamental para abrilhantar o ano do Centenário. Se não der, temos que nos classificar para a Libertadores de 2013.

É hora de reconstruir o time, reforçar o elenco todo, tendo uns 18 titulares à disposição. Podemos ir fazendo isso ao mesmo tempo que o atual time titular avança no Brasileirão.

Não é hora de pensar só em superávit operacional, é hora de encorpar o Santos.

Sem esse reforço o esforço de manter Neymar e Ganso pode ser inútil daqui para frente.

Pelé não brilhava só, tinha um time de talentos em torno dele.

 
                                                                 Pelé era rodeado por talentos

12 comentários:

  1. fiscalistas ? manda eles cortarem o salario do muricy e do elano, mandar renteria, magrao , kardec e tantos outros... o problema não é o quanto gasta , mas como gasta, gostaria de ver a folha de salarios , com certeza a torcida ficaria revolatada se visse quanto ganha alguns inuteis, inclusive diretores...o santos ficaria sem ganso e neymar com estes na seleção e a diretoria contratou apenas bernardo, encostado no vasco e bill super encostado nos gambas... contratou um monte de volante, zagueiro, lateral... não contratou bons valores para substituir na lista da libertadores. o que falta é gestão , não é dinheiro. varios times contratam boas e medianas revelações, num razoavel custo beneficio, contratamos refugos gratis e jogadores de empresario de passagem como danilo e alex sandro. arouca foi um refugo bambi que deu certo, diretoria so acertou em manter neymar e ganso e trazer robinho, o resto em sua maioria foi queimar dinheiro, possebom, charles, keirrison e tantos outros... ibson.

    ResponderExcluir
  2. não temos laterais, improvisamos um e no outro lado o vicariante juan...

    ResponderExcluir
  3. rafael tem potencial, mas não sabe sair com a bola, da chutão, assim como a defesa e não é bom nas bolas aereas, falta treinamento. qualquer torcedor lucido do santos sabe que esta zaga entrega desde os tempos do dorival, nossa zaga senil...

    ResponderExcluir
  4. não foi so o gol que desestabilizou o santos, os gambas mudaram a postura, não ficaram apenas assistindo o jogo como no primeiro tempo, por sinal o segundo tempo foi mediocre tecnicamente...

    ResponderExcluir
  5. ganso tem seus joelhos de porcelona, agora quer renovar com o santos, provavelmente não tem mais suas propostas como antes... quem confia num cara sem condições fisicas ?

    ResponderExcluir
  6. com anderson carvalho, dimba, vitor, este zagueiro que jogou contra o flamengo , o time não seria pior do que tem sido. o santos é uma ilusão, veremos contra o boca se a defesa gamba é tão boa assim... outra coisa, o trabalho do muricy não vale o quanto ele ganha, suas preferencias por jogador são bisonhas tambem. a disputa de melhor tecnico do brasil é uma corrida de pangares,o cara pode ser o melhor , mas não deixa de ser um pangare, tite agora é idolatrado,piada, ate pouco tempo um perdedor chorão.e no santos sempre um tecnico apoia os garotos como leão ou dorival e outro aparece para conquistar mais titulos , como luxa e muricy... temos que ter um tecnico que faça direito as duas coisas.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com seu texto, e o discurso após a derrota para o Barcelona era justamente a valorização do jogo coletivo, e no início do ano o time até mostrou algum progresso nesse aspecto, fez uma ótima partida contra o Inter naquele 3 a 1. O time tinha três volantes que marcavam e dois deles ajudavam na criação (Ibson e Arouca) junto com Ganso, mas aí nosso técnico, teve a genial ideia de recolocar o Elano no time e todo progresso coletivo que o time havia conseguido se esvaiu, com a presença do inoperante Elano.

    ResponderExcluir
  8. o elano voltou porque o ibson resolveu sair e a diretoria achou por bem economizar... e o ibson se escondia muitas vezes tambem, principalmente no ano passado...

    ResponderExcluir
  9. Serrano, concordo com suas observações. Mas quando dispensamos o Ibson a diretoria não está fazendo justamente o contrário? Quando insistimos no Elano também? E quando contratamos refugos do Flamengo? Acredito que pagamos muito caro hoje para ter Elano, Muricy, Borges, Durval, Alan Kardec, Reinteria e CIA. Esses investimentos não dão o retorno desejado. Vamos aproveitar a valorização do real e vamos buscar na América do Sul jogadores/técnicos com melhor custo benefício. A diretoria não é burra e sabe de seus erros, mas supervalorizaram o time com sua falta de humildade típica, e acharam que esses erros não seriam suficientes para derrubar o time, TRISTE ENGANO E QUEM PAGOU O PATO FOMOS NÓS SANTISTAS DE VERDADE!

    ResponderExcluir
  10. mateus, o santos é mal administrado, o resto é conversa para boi dormir, todos clubes grandes tem dividas, tem poucos jogadores de qualidade, igual ao santos, nos temos o neymar e mais nada... nem com o ganso da para contar, pela sua forma fisica e mesmo quando esta bem é um jogador frio. não creio que somos superiores como elenco, é uma mentira que se vendeu

    ResponderExcluir
  11. esta na hora de mudar o tecnico... veja a escalação dos times que estao melhor classificados,se não temos elenco melhor que eles é para fechar as portas.

    ResponderExcluir
  12. MUDA-SE o tecnico ou é segunda divisão...

    ResponderExcluir