A atual direção do Santos, o presidente Laor, o vice-presidente Odílio e os sete outros membros do Comitê de Gestão estão diante de seu maior desafio, desde o final de 2009 quando o atual grupo político chegou ao comando do clube.
Depois de conquistar cinco títulos em dois anos e meio, a Libertadores de 2012, o tri-campeonato (de verdade, 2010,11 e 12) e a inédita Copa do Brasil;
· Depois de manter Neymar no Santos e no Brasil, resistindo às milionárias propostas do Chelsea e do Barcelona, um marco na história do futebol pátrio, apontando um caminho para restaurar a força econômica e o prestígio do esporte brasileiro;
· Depois de resistir à todas as manobras do grupo DIS para arrancar Ganso do Santos e faturar em cima do craque – que quando voltar à forma dará mais alegrias ao torcedor santista (lembrem-se de quanto, jogando no sacrifício, ele foi fundamental na vitória contra o Peñarol no Pacaembu);
· Depois de se impor na cúpula do futebol brasileiro, ganhando mais espaço junto às entidades esportivas (CBF e FPF) e garantindo mais renda e bom relacionamento com a TV Globo, parceira mais importante dos clubes no futebol brasileiro.
Depois de tudo isso, conquistado em apenas dois anos e meio de gestão, a desclassificação do time na Libertadores de 2012 provoca uma comoção desproporcional na torcida, gerando um enxurrada de críticas absolutamente injustas, que beiram o desrespeito e carregam um grau de maledicência destrutiva que nem a paixão que o futebol desperta justifica.
Não, não estou esquecendo que o Santos não chegou a lugar algum nos dois últimos campeonatos brasileiros, mas qualquer pessoa que tenha um mínimo de noção de realidade sabe que às vezes é necessário abrir mão de alguma coisa em troca de outra.
Não, não estou esquecendo a derrota contra o Barcelona, que mostrou que apesar de termos andado muito, ainda temos muito que progredir – dentro e fora do campo.
Não, não estou esquecendo os problemas de relacionamento com a torcida, especialmente em relação à venda de ingressos nas partidas mais importantes e na implantação do programa Sócio Rei.
Não, não estou esquecendo as criticáveis festividades do Centenário, que sofreram por falta de planejamento e grandiosidade. Mas aqui faço a ressalva de que não esperava que, em campo, o Santos conquistasse, no seu Centenário, todos os títulos que viesse a disputar. A história dos demais clubes centenários mostra que isso nunca acontece.
Conheço o suficiente da vida, do alto dos 65 anos que completo em agosto próximo, para saber que todo processo apresenta falhas e insuficiências no seu desenrolar e que o importante é que ele avance, apresente conquistas. E as duas gestões de LAOR & Cia são ricas em conquistas.
O Santos de hoje está muito melhor do que em 2009, encorpado e com futuro.
A atual gritaria de críticas, que se espalha principalmente pela internet, tem muitas causas. Ao longo dos dois anos e meio, às vozes naturais da oposição, juntaram-se as dos ingênuos que acham que um time consegue ganhar tudo, as dos ciumentos (isso mesmo, ciumentos) dos sucessos da diretoria, dos incomodados com o carisma do presidente LAOR e as de interesses contrariados, especialmente dentro do grupo original que ganhou as eleições de 2009.
A virulência, de um lado, e a irresponsabilidade e a futilidade das críticas são assustadoras. Mais do que assustadoras, são desagregadoras. Seus autores manifestam-se como se fossem donos de soluções milagrosas, que não têm, nem saberiam ou teriam poder para implementar.
(Não posso deixar de mencionar que uma das causas dessa gritaria é o fato de termos sido desclassificados pelo Corinthians na Libertadores).
Digo que a direção está diante de seu maior desafio porque tem pela frente a necessidade de reconstruir o time, garantir no mínimo a chegada na zona da Libertadores no Brasileirão, senão a conquista do título. Com a chegada à zona da Libertadores, recomeçaremos o processo de chegar ao mundial novamente em 2013. Se formos campeões, além disso estaremos conquistando um título inédito para esta diretoria.
O jogo deste domingo contra o Coritiba mostrou que a tarefa não será fácil. Nem a desculpa do desânimo pós-desclassificação justifica o empate. Nem o fato do Coritiba ser um time bem organizado, que desclassificou o São Paulo na Copa do Brasil. Faltou futebol, organização tática. Neymar não teve com quem jogar. E, pior, ele estará presente em mais dois jogos e junto com Ganso estará fora por oito rodadas durante as Olimpíadas.
Recorrer à base, como já disse o presidente LAOR, será necessário, obrigatório, mas não suficiente. Jovens não resolverão nossas carências. Serão necessários bons e experientes jogadores que completem a equipe, dêem-lhe equilíbrio, estabilidade.
Além disso, é necessário dar um padrão de jogo ao time. Se hoje tem, confesso que não consigo perceber. O Coritiba, um time de jogadores medianos, mostrou que segue um padrão tático eficiente. Agora que não estamos disputando partidas decisivas uma atrás da outra, jogando da mão para a boca, Muricy Ramalho deveria se dedicar àrduamente a essa tarefa, dentro de seu princípio “aqui é trabalho”.
Como já disse no post anterior, o Comitê de Gestão (CG) terá que encontrar recursos para bancar essas contratações. Agora não é hora de pensar só em superávit operacional, é preciso ter consciência de que entramos em uma nova fase do time e duvido que se possa tocá-la sem dinheiro. De onde ele virá? A palavra com o CG.
Um atitude firme de LAOR & Cia. nessa direção, e uma boa dose de diálogo, mostrarão que o comando do Santos está consciente que a fase vitoriosa anterior se esgotou e é preciso lançar as bases da próxima.
Isso poderá dar um novo ânimo e confiança à torcida.


dinheiro para contratar craques como bill e magrão ? existe sim ma gestão,detestava o mt,não sou oposição nem situação, sou santista, minha familia é santista, de santos,uma prima da minha avo era casada com o mario pereira ...o time não tem padrão de jogo, um lateral improvisado, zaga lenta, goleiro que não sabe repor bolas, ruim nas bolas aereas, time que sai com chutão para a frente, não tem velocidade,a agilidade , não tem pegada no meio de campo... isso tudo não é de hoje. ganhamos copa do brasil e libertadores contra adversarios de segundo nivel. e o resto , so paulistinha, brasileiro pifio. contratações equivocadas. vamos ficar sem neymar e ganso, contratações agora so para a defesa e o bernardo e o bill, não temos reserva para o ganso...alguem ai tem autocritica, será que o que todo santista que acompanha o time esta errado ? o jovem neymar se desdobrando para segurar o rojão e garantir seu salario com patrocinios mil...com tanto velho e velhaco no time a cobrança cai so no garoto...até quando vamos aguentar essa zaga lenta ? leo é nosso grande lateral, mas esta envelhecido, juan em ma fase assim como borges, mas era novidade que estes jogadores não jogam bem dois anos seguidos ? o muricy fala que o neymar ta cansado, ganso jogou com infiltrações, mas quantas vezes no paulista o cara não tirava os caras com o jogo já ganho, paulista que vai ser nosso unico titulo do centenario e não devia ser prioridade...todas revelações, e poucas, razoaveis do paulista foram contratadas por alguem e te garanto que não custam mais que muito inutil que tem no santos atual, nas frutas murchas que já deram suco... o problema é de elenco e esquema tatico...o titulo ganho já é passado, voces estao devendo um brasileiro...
ResponderExcluirganhou mais espaço para que ? para ceder o neymar e ganso para a seleçaõ na metade do brasileiro ?a cota de televisão chega nos pes da do corintias, fLAMENGO , a arbitragem parou de nos roubar ?
ResponderExcluirÉ ESSA DIRETORIA É BOA MSM...TRAZ BILL, GERSON MAGRÃO, TROCA IBSON POR DOIS AMEBAS, DEIXA A ZAGA COM DURVAL, TIME SEM LATERAL, CONTA COM MARANHAO, RENTERIA E ETC.
ResponderExcluirabriu mao do brasileiro em troca de que ? para pedir autografo para o messi ? passear no japão ? a "brilhante" campanha no brasileiro ate agora não esta incomodando a torcida mais que a eliminação da libertadores ? ou os reservas do santos não deveriam estar no mesmo nivel dos titulares de ponte ou portuguesa ?tem jogador lesionado ? mas na DEFESA . nao tem reserva para o ganso nem atacante.chega de desculpas.não quero solução milagrosa, quero apenas futebol, sem as mesmas falhas de sempre, sem as mesmas deficiencias de sempre, sem as mesmas escalaçoes e substituiçoes de sempre.kardec vai embora e erra tres para acertar uma, por que não por alguem em casa que tera que substitui-lo no proximo jogo fora de casa ? jogadores como dimba, vitor, anderson carvalho,um lateral da base, um zagueiro da base poderiam ter sido mais utilizados no paulista, mais fraco dos campeonatos, mas sempre era borges por kardec, elano por ibson... ou vice versa. por sinal que rateio a saida do ibson antes do final para a libertadores... agora se elano ou muricy sairem quem vai pagar a multa ? magrão esta com contrato longo e o bill ? se na base tem ala e não tem lateral, por que não tres zagueiros, afinal nossa zaga é ruim e não temos valores pra o meio ? mas é uma mesmice de desculpas e autoelogios,uma mesmice de esquema tatico, escalaçoes e substituiçoes... não quero milagres, titulos, quero um minimo de planejamento e futebol , so isso.tenho 4r anos, tambem não sou adolescente, e grato por postar minha opinião, um tanto quanto biliosa e verifico que voce é o unico a postar algo, os outos que apoiam a diretoria estao esperando uma vitoria ou alguma atitude da diretoria para se manifestar...
ResponderExcluirdigo 47 anos
ResponderExcluircarisma do laor ? não existe com grande parte da torcida, existiu um dia quando o santos jogou aquele futebol alegre na epoca do dorival, que por sinal era falho na defesa, existiu no tempo em que se acreditou no circo de soleil, acabou faz tempo
ResponderExcluira gestão da carreira do ganso tambem esta imediatista... no ano passado voltou as pressas para a final da libertadores e copa america, onde teve fraco desempenho e depois se lesionou, agora voltou as pressas para a libertadores novamente e foi uma palida sombra do ganso... diz que jogou com infiltrações, que é isso, isso é coisa do seculo passado, se necessitava de uma artroscopia parasse antes ,mesmo com o sacrificio do paulista, pois o importante é libertadores e brasileiro... jogador não tem que jogar com dor, sou medico , se é possivel um procedimento cirurgico que alivie a dor...tem que pensar no ganso numa forma de dar uma longa vida util para ele no futebol, a condição fisica dele é diferente dos outros... não tem que ser um salvador da patria sem condiçoes fisicas ideais... so que não tem reserva né... em 2002, se não estou enganado, tinha o diego mas tinha o robert tambem...
ResponderExcluirAcho que o amigo paulo sobreira é o exemplo do que um torcedor não deve ser, um desesperado por completo que não enxerga além do seu próprio imediatismo.
ResponderExcluirEm 3 anos muito se evoluiu, agora precisam ser corrigidos os erros, um deles infelizmente é colocar o Elano no banco por tempo indeterminado, ele está afundando o time.
Outro, é avisar o Muricy que ele terá de usar nossos meninos o quanto antes, aliado aos bons veteranos.
Dispensar alguns será importante para fazer caixa e contratar outros bons jogadores.
Após este período de dificuldades esta gestão amadurecerá bem e levará o Santos a pontos mais altos, tenho fé!
caro Serrano, tb concordo com o q vc postou, mas, o presidente perder o romarinho para os gambas? o presidente contratar bil? o presidente falar q vai torcer pros gambas? o presidente deveria sair pela tangente, deveria se manter neutro, se não quiser se indispor com a fpf, cbf.e se ele fosse contra as entidades, estaria fazendo o seu papel. fora isso, se o time precisa de elenco, ele q bata o pé e mesmo indo contra o comite de gestão, deve contratar. se perdessemos para qquer outro time, vá lá, mas perdemos de forma ridicula para os gambas, esse foi o maior problema. abç santastico
ResponderExcluireu não tenho fe, so agnostico, quero ver é trabalho, dentro e fora de campo... não sou imediatista, não vejo futuro em bill, elano, durval, dracena e tantos outros... estou pensando no futuro, mas pelo que vejo se tiver alguem vendavel o santos vai vender para fazer caixa e vai trazer alguem gratis como sempre... paulinho e romarinho foram boas opçoes de compra perdidas... mas como tem tanta gente falando que vai torcer para os gambas na libertadores talvez esteja explicado...ah, tres brasileiros pifios, talvez voce queira esperar mais tres para obter algum resultado, não ser tão imediatista como eu...
ResponderExcluiro salario do elano é alto, provavelmente a multa tambem, assim ele so sai do santos se pagar a metade do salario como o fabio costa...
ResponderExcluirse eu fosse imediatista, admitiria colocar o ganso sem condição alguma em campo para salvar o santos...a unica coisa que eu quero de imediato é futebol , com entrega , boa distribuição dos jogadores em campo, o melhor joga, inclusive em melhores condiçoes fisicas para começar, jogadores queimados devem ser poupados como felipe anderson, elano e maranhao, ate por respeito a eles enquanto pessoas, portanto a unica coisa que eu quero de imediato é gestão, treinamentos, aproveitamento adequado do plantel e um minimo de futebol. ou voce acha que o santos b não pode ser melhor que a lusa a ou ponte preta a ?
ResponderExcluireu, neli, nivaldo, o blog do santos, luiz ramos, peixe caipira, uma infinidade de blogs e anonimos somos imediatistas e estamos errados, vai ver que os outros estao certos... para ganhar paulista e libertadores e copa do brasil sobre adversarios fracos,bons jogadores e sorte foi suficiente, para ganhar brasileiro tem que ter boa gestão do plantel e um time que pelo menos tenha outra opção de ataque que não seja bola para o neymar e sair da defesa para o ataque rapidamente sem dar chutaõ...
ResponderExcluirSerrano, concordo com o discurso positivo no momento. A fim de tentar fugir um pouco das críticas, seria importante o Santos jogar em SP ou fora de Santos. As rendas seriam melhores e o astral também. Lembrando que, além das críticas da torcida que vc cita, há muitos urubus (ou seria melhor dizer gaviões) sobrevoando o nosso time e plantando informações mentirosas para jogar mais combustível nessa fogueira. Ex: alguns sites e blogs dizem que Neymar foi vaiada no jogo contra o Coritiba. Uma mentira descarada, que alguns torcedores santistas, mais despreparados, podem "comprar" e aí já viu...
ResponderExcluir