Santos FC

Santos FC

domingo, 15 de julho de 2012

VALE O FUTEBOLÊS: EMPATE COM GOSTO DE VITÓRIA

DE SAÍDA DA RESGATE

Aproveito este post para comunicar que, em virtude de divergências internas,  deixo a  Associação Resgate Santista.

Tenho enorme orgulho de, como presidente da associação ter sido um de seus porta-vozes na campanha que elegeu Luís Álvaro e Odílio para o comando do Santos FC em 2009.

Também tenho enorme orgulho de, como presidente, ter sido porta voz da ONG Santos Vivo, enquanto a entidade se alinhou com a oposição à antiga diretoria do clube.

Na função de Conselheiro Eleito e presidente da Comissão de Estatuto, continuarei  a apoiar, com sugestões e críticas construtivas,  a atual gestão do alvinegro da Vila Belmiro no seu trabalho de construir um Santos FC cada vez mais forte, competitivo e campeão.

­­­­­­­­­­­­­­­­­

Um empate com sabor de vitória?

No futebolês, essa seria uma boa definição para o que o Santos conseguiu em Porto  Alegre contra o Internacional.

Com o poderio de nosso ataque prejudicado pela ausência de Neymar, o craque que desequilibra, o Santos entrou em campo respeitando o poderoso futebol do time gaúcho, que também contabilizava desfalques  por causa de convocações para o time olímpico.

Mas,  findo o jogo é imperioso registrar alguns fatos positivos.

Felipe Anderson está desabrochando, jogou bem, puxou bons ataques pelas pontas, marcou presença atrás, cobrou boas faltas. Enfim, está crescendo.

Faltaram-lhe companheiros eficientes para finalizar as jogadas. Miralles ainda está visivelmente desentrosado e Dimba tímido.

Arouca combateu bastante e saia bem com a bola, armando ataques perigosos.

Nossa defesa esteve firme, segurou bem o ataque do Inter, que chegou perigosamente apenas uma vez. Bruno Rodrigo esteve impecável. Nosso Adriano desarmou bem, mas quando se meteu a armar jogadas, armou para o adversário e por isso levou pesada bronca do Muricy: “Não inventa!”.

A expulsão injusta do Juan (não houve falta no lance) não comprometeu a defesa e teve um efeito incomum no time do Santos: a equipe cresceu, brigou mais pela bola e até se impôs mais do que quando tinha onze em campo.

Outra coisa importante a registrar: o Santos foi guerreiro os 90 minutos, bem diferente do que em várias outras oportunidades.

Enfim, ao contrário do que muitos temiam, o Santos foi bem e por termos jogado 45 minutos só com dez o resultado foi razoável.

Nosso problema até a volta do Neymar é dar eficiência ao ataque. Não conheço o potencial do Miralles, espero que ele seja útil. O Dimba ainda precisa desabrochar.

Um comentário extra campo.

Eu tenho gostado do modo com que o Tite vem dando entrevistas coletivas à imprensa, desde a disputa da Libertadores. Ele se coloca, analisa as pressões e os problemas do time em cada momento, como agora quando vários jogadores estão recebendo propostas do exterior. Isso ajudar a criar um clima melhor e mais favorável dentro do clube.

Seria interessante que o Muricy tivesse a mesma atitude, fosse mais prolixo e analítico em suas entrevistas coletivas, não as encarasse só como uma obrigação, mas como um momento importante para trabalhar a favor do time do Santos,  especialmente nas vésperas de jogos decisivos ou em situações ou períodos complicados

À frente do Barcelona, Guardiola considerava as entrevistas coletivas às vésperas dos jogos como uma oportunidade para criar um clima mais favorável ao seu time, especialmente nas partidas contra o Real Madrid, até porque o Mourinho fazia a mesma coisa do lado dos merengues.

Fica aí minha modesta sugestão.

4 comentários:

  1. Parabéns por deixar esse grupo político que ao meu ver vinha escondendo sua incompetênci com as conquistas do time..Como pode um grupo que está na frente do santos por qse 4 anos e não ter feito uma melhoria sequer na estrutura ? Pelo que andam falando os muros da vila belmiro e CTS estão sem qualquer reparos, feios, sujos, falta de pintura, não há projetos de ampliação e melhoria de ambos os cts, não há nada sobre estádio novo ou ampliação da vila...
    Como pode um grupo político que sempre prometeu um santos forte, bem administrado, com força nos bastidores, fazer um centenário tão horrível como foi esse ? Sim, um centenário em que não manteve um time competitivo, pois quem almeja ganhar uma libertadores e disputar o mundial, não pode contratar bill, gerson bagrão, manter maranhão, trocar ibson por dois bichados, passar a maior vergonha de todas ao ser eliminado pelo ex virgem das américas em pleno centenário..
    Como pode uma diretoria ser tão passiva nos bastidores, sendo que o corinthians brigou pelo arbitro que iria apitar o jogo , conseguiu o que quis, o santos aceita bandeirinha que teceu chingamentos ao time na conquista da copa do brasil, pra apitar uma semi final de libertadores. Santos aceita juiz que move processo contra neymar para apitar jogos decisivos do clube....
    Como pode um clube viver babando ovo para o có-irmão corinthians que sempre que pode fode com o santos..Santos virou putinha do corinthians..
    Enfim, melhor coisa que fez foi sair desse grupo..reúna grandes lideranças que tb estão cansadas desse atual grupo, como por exemplo josé carlos perez, Zito, G10

    ResponderExcluir
  2. Espero que agora voce tenha independencia para fazer as critcas necessarias , pois se de um lado temos torcedores apaixonados , do outro temos a arrogancia de muitos que nao tem a capacidade de fazer a autocritca, o primeiro passo foi dado ontime nao se arrasta mais, agora falta o muricy trabalhar e nao inventar, tipo : henrique e volante, magrao e melhor na lateral e felipe e meia atacante daqui para frente...

    ResponderExcluir
  3. E olhando para tras como e incrivel treinador nao escalar quem esta mais disposto a suar a camisa, pincipalmente se pensando quanto dinheiro esta em jogo, a dificuldade em peitar claramente os figuroes , so mandando embora uns e que as coisas voltam ao normal, quanto tempone dinheiro. Gastos !

    ResponderExcluir
  4. Serrano
    Também estou decepcionado. Só não deixo a Resgate, porque acho que nunca fiz parte de fato, embora tenha participado desde as primeiras movimentações e ido em algumas reuniões lá na vergueiro.
    Não tenho peso nenhum nessa coisa, só pago a mensalidade de sócio, vou a poucos jogos e faço alguns comentários em blogs santistas. Torço para o peixe de uma maneira doentia, desde meus 7 anos de idade e agora tenho 51.A diretoria anterior era uma medíocre e essa, é uma farsa.
    Tenho pena de nós todos.
    Estou com vc, continue escrevendo em algum lugar.

    ResponderExcluir